domingo, 22 de maio de 2011

BB Cream

Como esse produto ainda não é lugar comum em conhecimento e uso no Brasil e acredito que ele vá aparecer bastante no blog, aproveito para já escrever um post introdutório/explicativo sobre o mesmo de antemão. :)


Sigla para Blemish Balm Cream, esse tipo de produto anda ganhando cada vez mais espaço e fama no ocidente - digo isso porque no oriente, especialmente Ásia, ele já é febre há uns bons anos.


As origens da fórmula remontam à Alemanha, onde primeiramente foi criado como um bálsamo suavizador de ação protetora e regenerativa, e utilizado sob orientação de dermatologistas por pacientes que se submetiam a tratamentos e cirurgias a laser, especialmente na área da face.


Os efeitos notáveis motivaram diversas celebridades e artistas coreanas a fazer uso do produto - a despeito de necessidades pós-cirúrgicas - na busca por uma compleição mais homogênea, suave e bela. Como conseqüência, houve um boom na Coréia pela procura do produto para um consumo generalizado.


Assim, marcas coreanas começaram a desenvolver fórmulas próprias, adequadas para o uso diário em peles asiáticas. Com isso, encontra-se no mercado uma multitude de fórmulas, com propostas das mais diversas: desde a simples uniformização e hidratação, passando pelo controle da oleosidade até a correção de marcas, manchas (blemishes) e ação anti-envelhecimento. Muitos também se propõem a oferecer efeitos de nutrição, proteção solar e de luminosidade à tez.


Então, pode-se dizer, de forma geral, que os BB creams são produtos de cuidado para a pele dotados de coloração que se propõem a suavizar e regenerar a pele; uma "base com um algo a mais".
O grau de cobertura varia de produto a produto, de marca a marca. Dessa forma, nem todo BB cream vai ter uma cobertura excelente (full coverage), mas - por serem dotados de coloração (tinted) - pode-se dizer que sempre há, ao menos, uma cobertura leve (sheer coverage).


Nessa lógica, alguns BB creams são capazes de corrigir (pela cobertura) olheiras, cicatrizes, marcas (especialmente as causadas por acne); homogeneizar o tom da pele (a maioria passa por processos de oxidação da coloração após a aplicação), dar à pele uma luminosidade natural e hidratar a pele enquanto controla a oleosidade e produção sebácea.


Cabe dizer, contudo, que pela minha experiência - até hoje - o produto não faz milagres do dia para a noite. O dito milagre até acontece sim visualmente quando da aplicação; a diferença é freqüentemente visível no nível imediato.
No entanto, os efeitos de tratamento para correção definitiva/desaparecimento das manchas e marcas não acompanha esse imediatismo - embora até desejemos que assim fosse.
Com o uso diário, ao longo de meses, vai-se notando os efeitos mais definitivos, quando se encontra acertamente o melhor/mais adequado BB cream para sua pele.


Ainda no the down side, é importante dizer que cada pessoa possui um tipo particular de pele e de reações às mais diversas substâncias. Assim, os efeitos vão ser diferentes não apenas entre produtos, mas também entre pessoas. Muitas vezes o que funciona maravilhosamente para um, acaba sendo um zero à esquerda ou, pior, um pesadelo para um outro. 


Reações desagradáveis adversas comumente envolvem aparecimento de acne (breakouts) ou descamações geradas por ressecamento excessivo. A suspensão do uso costuma resolver isso, seguida de controle da oleosidade no primeiro caso e boa hidratação no segundo.


Por fim, é muito importante (e seria irresponsável não dizer que) consultar seu médico (dermatologista, no caso) sobre a intenção de uso a fim de ter um aval e acompanhamento é sempre uma boa pedida. Vale lembrar que isso se aplica a qualquer uso de qualquer produto ou medicação, interna ou externa ao longo da vida! :)



Bisous et à tout à l'heure!


Ana Naru

0 comentários:

Postar um comentário